TUDA - pap.el el.etrônico

Em associação com Casa Pyndahýba Editora

Ano I Número 12 - Dezembro 2oo9

Releitura - Torquato Neto
Torquato Pereira de Araújo Neto (Teresina, 9/11/1944 - Rio de Janeiro, 10/11/1972) foi poeta, jornalista e letrista de música popular brasileira. Torquato envolveu-se ativamente na cena cultural soteropolitana juntamente com Gil, Caetano, Gal e Bethânia. Polêmico defensor das manifestações artísticas de vanguarda, como a Tropicália, o Cinema Marginal e a Poesia Concreta, foi importante letrista de canções icônicas do movimento tropicalista. No final da década de 1960, com o AI-5 e o exílio dos amigos e parceiros Gil e Caetano, viajou pela Europa com a mulher Ana Maria e morou em Londres por um breve período. De volta ao Brasil no início dos anos 1970, Torquato começou a se sentir alienado, rompeu diversas amizades e passou a se isolar, vindo a cometer o suicídio um dia após o seu 28º aniversário.

Cogito


eu sou como eu sou
pronome
pessoal intransferível
do homem que iniciei
na medida do impossível

eu sou como eu sou
agora
sem grandes segredos dantes
sem novos secretos dentes
nesta hora

eu sou como eu sou
presente
desferrolhado indecente
feito um pedaço de mim

eu sou como eu sou
vidente
e vivo tranqüilamente
todas as horas do fim